Como tratar a diarreia em criança durante o verão

Chegamos no verão, a estação mais quente do ano e também a que apresenta o maior índice de incidência de diarreia nas crianças. Apesar de parecer uma doença simples, segundo dados da UNICEF, a diarreia mata cerca de 1,5 milhão de crianças a cada ano. Nos países em desenvolvimento, apenas 39% das crianças ,recebem o tratamento recomendado.

Existem duas principais causas para que isso aconteça: viroses ou bactérias. O que muda é a forma como elas são transmitidas. A virose, geralmente, é transmitida por contaminação, ou seja, se uma criança infectada divide o brinquedo com outra criança, a segunda fica suscetível à doença.

No caso das bactérias, que podem causar intoxicação alimentar, a transmissão acontece pela ingestão de água contaminada ou comida estragada, o que é muito comum de acontecer no verão.

Em geral, a diarréia é benigna e pode estar associada a vários fatores que desencadeiam uma crise como, por exemplo, alimentos e água contaminados, falta de higiene nas mãos, brinquedos e utensílios compartilhados ou no contato entre as pessoas

 Sintomas e tratamentos da diarreia

Os sintomas podem variar de acordo com a criança, mas normalmente elas apresentam aumento na frequência das evacuações, o aspecto das fezes muda para líquido ou semi líquido, dores abdominais intensas que fazem a criança chorar o tempo todo e febre alta.

Alguns pequenos apresentam crises de vômito nos primeiros dias ou, no mínimo, uma sensação de enjoo. Numa disenteria, que é o nome usado quando a infecção é bacteriana, pode haver inclusive eliminação de sangue e de catarro ao evacuar.

Antes de iniciar qualquer tratamento caseiro, é importante consultar um pediatra que irá indicar exames, remédios e cuidados na rotina da criança. O importante é repor a água e sais mineiros por meio da ingestão de soro e manter uma dieta leve e equilibrada, rica em água. Alguns pediatras também fazem a reposição do zinco, responsável por diminuir a duração e gravidade da diarréia (o zinco ajuda na regeneração da mucosa lesada do intestino).

Cuidados diários

A principal forma de evitar a diarreia é mantendo bons hábitos de higiene. Por isso, é preciso lavar bem as mãos antes de manipular alimentos, lavar os alimentos antes de ingeri-los, tomar apenas água tratada, esterilizar os principais itens e utensílios do bebê e da criança, manter uma boa hidratação da criança.

Na hora de viajar ou passear, só consuma alimentos ou bebidas de lugares confiáveis, se for viajar para a praia ou locais com piscina, oriente a criança a fechar a boca na hora de nadar, para evitar possíveis contaminações. Se há um surto na cidade em que você está, prefira ainda água mineral ou fervida, em vez de arriscar a do filtro. Nos dias mais quentes atente-se a hidratação e reposição de líquidos perdidos no suor.

Além disso, mantenha a vacinação em dia. Para prevenir a diarréia, estar vacinado contra rotavírus  é muito importante.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Nova Lima!

 

Posted by Dra. Tulia Fadel